ListaG
M. Amélia Taborda

Nasci numa família com ligação ao cão, o que me levou a respeitá-lo como tal, mas em proximidade. Depois de uma passagem pelo “Direito”, assumi o que sempre mais me motivou: aprendi mais 5 idiomas porque sempre quis viajar e a comunicação social, o que me permitiu compreender quem não pensava como eu. Colaborei com a televisão, rádios e alguns jornais, nas áreas da cultura e do desporto. Alguma formação musical abriu-me os horizontes por isso vi nascer o “associativismo” como um ponto de encontro. 


Desde 1975 ocupei vários cargos nesta área tão importante e agregadora. Desde há cerca de 30 anos, assumo-me canicultora, criadora selectiva com resultados expressivos, comissária de ringue, Juíz de Morfologia Canina, (Raças Portuguesas, 2.º Grupo e uma parte significativa do 1.º Grupo), técnica empírica em várias áreas da canicultura, palestrante no país e estrangeiro nas matérias em que me sinto segura – Raças Portuguesas, o cão como “mais valia” social, selecção de reprodutores na óptica do criador  e organizadora dos eventos técnicos mais relevantes das 2 últimas décadas. 


Fui membro por 3 vezes da Comissão Técnica, fui membro da Comissão Norte e tive uma brevíssima passagem pelo Conselho Disciplinar. 


Fui/sou, há 17 anos, organizadora de eventos de Morfologia Canina, monográficas, exposições de Aveiro, entre outros, tendo ainda sido responsável de área na Mundial 2001.


Fui Vice-Presidente da MAG, da qual sou hoje Presidente (em exercício), sob o lema da independência. Acredito na separação de poderes e sou defensora assumida do associativismo como caminho para o exercício de cidadania.


Na minha vida utilizo apenas o discurso directo e tenho um lema “pensa e faz”, reconheço quem trabalha e partilha conhecimento. Gosto e pratico a humildade de quem trabalha em equipa, por isso me manterei activa enquanto me sentir útil e mo solicitarem. Porque só o CÃO justifica trocar o certo pelo incerto!

Eu e o Bola

O Bola no Podium: BIS Mundial - 2001

Os 4 fundadores

Fórum - Selecção de Reprodutores - 2011

1º Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela - 2011

Fórum Selecção de Reprodutores - Fenótipo versus Genótipo, Açores - 2011

Monográfica do Perdigueiro Português - 2017

Monográfica do Perdigueiro Português - 2017

Monográfica do Perdigueiro Português - 2018

Congresso Internacional - Animais Ajuda Social

Fórum "A Canicultura do século XXI – interacção cão/sociedade" - 2014

Jornadas Raças Portuguesas - Cães Molossóides tipo Montanha, Mealhada - 2014

Jornadas das Raças Portuguesas - Cães de Condução de Gado, Caldas da Rainha - 2015

Jornadas das Raças Portuguesas - Perdigueiro Português, Lisboa - 2015

Assembleia da República - 2016

Workshop internacional, Vilnius (LT) - 2017

Julgar na Polónia - 2017

MAG - 2018

Congresso Cão de Água - 2013

Lançamento Livro Raças Portuguesas - 2014

Curso para Jovens Criadores - 2016

Concurso Castro do Laboreiro

Confraria do Cão da Serra da Estrela

Julgar na Polónia - Maio 2018

Monográfica de Podengos, Finlândia - 2018

Julgar em Itália - 2019

Exposição de Aveiro - 2020